FICHA TÉCNICA

RABARRABOS TINTO 2023

A marca Rabarrabos tem raízes profundas na história e tradição de uma antiga aldeia que remonta ao passado da Serra da Lousã. O nome Rabarrabos tem origem na aldeia de Rabarrabos, hoje conhecida como São Sebastião (concelho de Penela), uma localidade com forte identidade histórica e cultural. Este nome, que reflete o carácter e as origens da região, é hoje sinónimo de vinhos de qualidade, autenticidade e compromisso com a terra.

Ficha Técnica - Rabarrabos Tinto 2023


A Fundação ADFP, que assume a produção dos vinhos Rabarrabos, tem como missão a promoção da inclusão social, da sustentabilidade e da preservação do património local. A Fundação valoriza o trabalho em conjunto com utentes e colaboradores, promovendo a participação activa na viticultura e na produção dos vinhos. Os solos argilo-calcários da região, juntamente com o microclima único da Serra da Lousã, conferem aos vinhos Rabarrabos um carácter distinto e de grande qualidade.

Com uma longa tradição na produção de vinhos, a marca Rabarrabos destaca-se como uma das mais premiadas da região Terras de Sicó. Este reconhecimento é fruto da combinação entre o saber enológico, o respeito pela tradição e a inovação constante na produção, aliada ao compromisso com a qualidade e sustentabilidade.

Cada garrafa de Rabarrabos é uma homenagem ao trabalho das pessoas da Fundação e à preservação do legado da aldeia, refletindo um equilíbrio perfeito entre história, natureza e excelência vinícola.

Sustentabilidade com Propósito na Fundação ADFP

Na Fundação ADFP, o nosso projeto de vitivinicultura com propósito social é guiado por um compromisso profundo com a sustentabilidade, tanto na vinha como na adega. Sabemos que estamos apenas de passagem por este mundo, e é nossa responsabilidade deixá-lo melhor do que o encontrámos. Na vinha, temos vindo a reduzir progressivamente o uso de fitofármacos de síntese, optando por práticas mais amigas do ambiente, que garantem a saúde e a nutrição equilibrada das nossas videiras. Procuramos um equilíbrio natural, respeitando os ciclos da terra e promovendo a biodiversidade local.

Na adega, a sustentabilidade reflete-se na escolha de produtos enológicos maioritariamente de origem vegetal e com menor impacto ambiental. Os nossos rótulos são produzidos em papel reciclado e utilizamos tintas com menos químicos de síntese. Estamos também a abandonar o uso de cápsulas de plástico, substituindo-as por alternativas mais ecológicas. As rolhas, por sua vez, provêm de agricultura sustentável, reforçando o nosso compromisso com práticas responsáveis em todas as fases da produção.Este caminho sustentável é inseparável do nosso propósito social: criar valor para a comunidade, com respeito pelo ambiente e pelas gerações futuras. Continuamos a incutir, no dia a dia do nosso trabalho, medidas que contribuem para um mundo melhor – porque acreditamos que cada gesto conta.

O nosso propósito

Com presença em duas regiões vitivinícolas - sub-região Terras de Sicó (concelhos de Miranda do Corvo, Penela e Condeixa) e Terras da Beira (concelho do Fundão), o nosso projeto tem propósito social e afirma-se como único ao nível nacional e também internacional.

Como parte da Fundação ADFP - uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e com estatuto de utilidade pública, acolhemos a diferença, estimulados talentos e aptidões. Em todas as etapas de produção dos nossos vinhos contamos com a colaboração de pessoas portadoras de deficiência física ou doença mental.

A sustentabilidade - social, económica e ambiental, é um dos pilares do nosso projeto e é aqui que reside a sua génese. Os lucros associados ao projeto vinícola são reinvestidos na ação social da Fundação ADFP, que diariamente presta apoio a centenas de pessoas, entre crianças, idosos, portadores de deficiência, sem-abrigo, refugiados, entre outros.

Praticamos uma viticultura em simbiose com a natureza, através da produção integrada, e estimulamos as sinergias dos territórios onde nos inserimos, contribuindo para a sua maior promoção e dinamismo. As vindimas são realizadas manualmente e a nossa enologia é minimalista, usando essencialmente produtos naturais. Em todo o processo, trabalhamos para reduzir a nossa pegada ecológica e criar riqueza nas suas mais variadas formas.

Orgulhamo-nos de ser o único projeto vitivinícola que não faz apenas vinho: engarrafamos emoções e contribuímos para que todos possam fazer parte!

Conheça mais sobre os nossos produtos e sobre a Fundação ADFP

ADFP


Consumo responsável: Seja responsável. Beba com moderação. O abuso do álcool é perigoso para a sua saúde. Contém sulfitos.


Consumo responsável: Seja responsável. Beba com moderação. O abuso do álcool é perigoso para a sua saúde. Contém sulfitos.